Neste sábado, ´Bicicletaço´ defende modelo de mobilidade implantado no Malhado

Novo modelo divide opiniões; e ciclistas vêem como conquista
Maurício Maron

Grupo que se autodenomina "Movimento Ciclofaixa Sim! – Nenhuma faixa a menos", fará, neste sábado, na avenida Litorânea Norte, no Malhado, um ato em defesa do novo sistema de mobilidade urbano projetado pela Prefeitura de Ilhéus para aquela região. A concentração acontece às 9h30min, na Escultura da Sereia, no final da Avenida Litorânea Norte e a saída do manifesto ocorrerá às 10h.

Os manifestantes asseguram que após muitos anos de tentativas, de conversas, de negativas, de falta de diálogo, finalmente algumas das reivindicações como ciclistas junto ao poder público de Ilhéus estão se realizando. "Neste sentido, as curtas, mas necessárias ciclovias da Av. Litorânea Norte e da Av. ACM precisam ser preservadas e, futuramente, expandidas".

Participarão do bicicletaço, grupos de ciclismo de Ilhéus e adeptos da "magrela" como esporte ou meio de deslocamento. "Venha participar deste movimento, venha participar conosco da defesa dos nossos direitos como cidadãos, venha e traga mais outros ciclistas. Precisamos mostrar a população de Ilhéus a nossa união e a defesa dos ciclistas no processo de mobilidade urbana da cidade. Juntos somos fortes", asseguram.

O movimento acontece na contramão do que pensam os empresários do mesmo bairro, que já realizaram manifesto contra o novo sistema. O Malhado ganhou corredor exclusivo para ônibus (uma exigência do Ministério Público), ciclovias, áreas de estacionamento e sentido único, tanto na Litorânea (sentido Barra) quanto na avenida ACM (sentido centro).